segunda-feira, 28 de março de 2011

"pai nosso espírita"

Pai Nosso - Instituto Espírita de Educação - Presentation Transcript

  1. A oração “O Pai-Nosso”
  2. “ PRECE DOMINICAL” E.S.E., CAP. XXVIII
    • Pai nosso que estais no céu
    • Santificado seja o Vosso Nome
    • Venha a nós o Vosso Reino
    • Seja feita a Vossa vontade
    • Assim na Terra como no céu
    • O Pão Nosso de cada dia nos dai hoje
    • Perdoai as nossas dívidas
    • Assim como perdoamos aos nossos devedores
    • Não nos deixeis cair em tentações,
    • Mas livrai-nos de todo mal
    • Que assim seja!
  3. Variação do “PAI-NOSSO” Nosso Pai, que estás em toda parte; Santificado seja o teu nome, no louvor de toda as criaturas; Venha a nós o teu reino de amor e sabedoria Seja feita a tua vontade, acima dos nossos desejos; Tanto na terra, quanto nos círculos espirituais; O pão nosso do corpo da mente dá-nos hoje; Perdoa as nossas dívidas, ensinando-nos a perdoar nossos devedores com esquecimento de todo mal; Não permitas que venhamos a cair sob os golpes da tentação de nossa própria inferioridade; Livra-nos do mal que ainda reside em nós mesmos; Porque só em ti brilha a luz eterna do reino e do poder, da glória e da paz, da justiça e do amor para sempre! Assim seja! Espírito : Emmanuel – livro : “Fonte Viva” Psicografia : Francisco Cândido Xavier
  4. Variação do “PAI-NOSSO” Pai nosso que estás nos céus Na luz dos sóis infinitos Pai de todos os aflitos Neste mundo de escarcéus Santificado, Senhor Seja teu nome sublime Que em todo o universo exprime Ternura, Concórdia e Amor Venha ao nosso coração O teu reino de bondade De paz e de claridade Na estrada da redenção Cumpra-se o teu mandamento Que não vacila nem erra Nos céus, como em toda a Terra De luta e de sofrimento Evita-nos todo o mal Dá-nos o pão no caminho, Feito de luz, no carinho De pão espiritual. Espírito : José Silvério Horta ( Monsenhor Horta ) Psicografia : Francisco Cândido Xavier Perdoa-nos, Senhor Os débitos tenebrosos De passados escabrosos De iniqüidade e de dor Auxilia-nos também, Nos sentimentos cristãos A amar os nossos irmãos Que vivem distantes do bem Com a proteção de Jesus Livra nossa alma do erro Neste mundo de desterro Distante da tua luz Que o nosso ideal igreja Seja o altar da Caridade Onde se faça a vontade De teu amor... Assim seja.
  5. Pai-Nosso em Aramaico Ligue o som 
  6. Abwun d’bwashmaya Nethqadash shmakh Teytey malkuthakh Nehwey tzevyanach aykanna d’bwashmaya aph b’arha. Hawvlan lachma d’sunqanan yaomana. Washboqlan khaubayn (wakhtahayn) aykana daph khnan shbwoqan l’khayyabayn. Wela tahlan I’nesyuna Ela patzan min bisha Metol dilakhie malkutha wahayla wateshbukhta l’ahlam almin. Ameyn
  7. O aramaico era um idioma originário da Alta Mesopotâmia, (séc. VI a.c.), e a língua usada pelos povos da região. Jesus sempre falava ao povo em idioma aramaico. A tradução direta do aramaico para o português, (sem a interferência da Igreja), nos mostra como esta oração é bela, profunda e verdadeira...
  8. "Pai-Mãe, respiração da Vida, Fonte do som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos! Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil. Ajude-nos a seguir nosso caminho, respirando apenas o sentimento que emana do Senhor...
  9. ...Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas. Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades...
  10. O “Pai-Nosso” no Evangelho Mat. 6:5-15 5. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens; em verdade vos digo, já receberam sua recompensa. 6. Tu, porém, quando orares, entra em teu quarto e, fechada a porta, ora a teu Pai que está no secreto; e teu Pai que vê no secreto te retribuirá (na luz plena). 7. Quando orais, não useis de repetições inúteis como os gentios, pensam que pelas muitas palavras serão ouvidos. 8. Não sejais como eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes que lho peçais. 9. Portanto, orai vós deste modo: "Nosso Pai, que estás nos céus; santificado seja teu Nome; 10. venha o teu reino; seja feita tua vontade, como no céu, assim na terra; 11. o pão nosso sobressubstan-cial dá-nos hoje; 12. e perdoa-nos nossas dívidas assim como nós já perdoamos aos nossos devedores; 13. e não nos induzas em tentação, mas liberta-nos do mal". 14. Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará; 15. Mas se não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai celestial perdoará vossas ofensas. Marc. 11 :25-26 25. Quando estiverdes de pé, orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lha; para que também vosso Pai que está nos céus vos perdoe vossas ofensas. 26. Mas se não perdoardes, também vosso Pai que está nos céus não vos perdoará vossas ofensas. Lc. 11:1-4 1. E aconteceu que estava (Jesus) orando em certo lugar e, quando acabou, um de seus discípulos disse-lhe: "Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou a seus discípulos". 2. Ele lhes respondeu: quando orardes, dizei: Pai, santificado seja teu Nome; venha teu reino; 3. O pão nosso sobressubstancial dá-nos diariamente; 4. E perdoa-nos nossos erros, porque também perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos entregues à tentação".
  11. DIVISÃO DO "PAI NOSSO"
    • INVOCAÇÃO - “Pai nosso que está nos céus”
    • Dirigimo-nos a Deus como PAI ; PAI de todas as criaturas .
    • 1ª PETIÇÃO - “Seja santificado Teu nome”
    • O nome é usado como expressão da essência, como um filho diria a seu pai: " que possa eu honrar, com meu comportamento, o teu nome usado por mim ".
    • 2ª PETIÇÃO - “Venha o Teu reino”
    • Exprime o desejo ardente de que o mundo se coloque sob o reinado do
    • Pai - Espírito - e não do materialismo terreno.
    • 3ª PETIÇÃO - “Seja feita Tua vontade na Terra, como nos céus”
    • Exprime a aspiração firme de que saibamos conformar-nos à vontade do Pai, respeitando as circunstâncias que surgem em nossa vida com amor, ao invés de pretender fazer prevalecer nossa vontade pequena, caprichosa e, sobretudo, ignorante.
  12. DIVISÃO DO "PAI NOSSO"
    • 4ª PETIÇÃO - “Dá-nos hoje o pão sobressubstancial ”
    • Refere-se ao intelecto e solicita o alimento do espírito , o conhecimento da Espiritualidade, a Sabedoria, o contato com o Eu Superior.
    • 5ª PETIÇÃO - "Perdoa nossas dívidas, assim como já perdoamos aos nossos devedores"
    • Jesus salienta a importância do perdão. Se não soubermos perdoar, não poderemos jamais ser perdoados.
    • 6ª PETIÇÃO - “Não nos deixeis cair em tentação”
    • A ilusão da posse; a mentira do prazer engana-nos com alegrias que amanhã se transformarão em sofrimentos; mas nada disso percebemos.
    • 7ª PETIÇÃO - “Mas livra-nos do mal ”
    • Muito mais que proteção, esta frase leva-nos a uma interpretação profunda: Jesus nos prepara para a libertação da matéria - a verdeira vida espiritual.
  13. REFLEXÕES SOBRE O "PAI NOSSO"
    • Se em minha vida não ajo como filho de Deus, fechando meu coração ao amor, será inútil dizer:
    • PAI NOSSO
    Se os meus valores são representados pelos bens da Terra, será inútil dizer: QUE ESTAIS NO CÉU Se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo, será inútil dizer: SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME Se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades, será inútil dizer: VENHA A NÓS O VOSSO REINO Se no fundo o que eu quero mesmo é que todos os meus desejos se realizem, será inútil dizer: SEJA FEITA A VOSSA VONTADE
  14. REFLEXÕES SOBRE O "PAI NOSSO"
    • Se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmãos que passam fome, será inútil dizer:
    • O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE
    Se não importo em ferir, oprimir e magoar, nem com as injustiças para com os que atravessam o meu caminho, será inútil dizer: PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO Se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho do Cristo , será inútil dizer: E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO Se por minha vontade procuro os prazeres materiais e tudo o que é proibido me seduz, será inútil dizer: LIVRAI-NOS DO MAL Se sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para me modificar, será inútil dizer: QUE ASSIM SEJA (Amém)
  15. O Pai responde ?
  16. RESPOSTA DO PAI CELESTIAL
    • Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome,
    Filho meu que estás na Terra, preocupado, confundido, desorientado, solitário, triste, angustiado... Eu conheço perfeitamente teu nome, e o pronuncio abençoando-te porque te amo.
    • Venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, na Terra como no Céu,
    Não!.. Não estás sozinho, porque Eu habito em ti; juntos construiremos este Reino, do qual serás meu herdeiro. Desejo que sempre faças minha vontade, porque minha vontade é que sejas feliz.
    • O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
    Deves saber que contas sempre comigo porque nunca te abandonarei e que terás o pão para hoje. Não te preocupes. Só te peço que sempre o compartilhes com teu próximo... com teus irmãos.
  17. RESPOSTA DO PAI CELESTIAL
    • Perdoai as minhas ofensas, assim como eu tenho perdoado a quem me tem ofendido;
    Deves saber que sempre perdôo todas tuas ofensas, todas as tuas dívidas de passado, antes inclusive de que as cometas, ainda sabendo que as farás; por isso te peço que faças o mesmo com os que te ofendem, com aqueles que te são devedores há tempo.
    • E não me deixeis cair em tentação e livrai-me de todo mal.
    Desejo que nunca caias em tentação, por isso segure bem forte a minha mão e sempre confie em mim e eu te libertarei do mal. Recorde e nunca te esqueças que TE AMO desde o início de teus dias, e te amarei até o fim dos mesmos... EU TE AMAREI SEMPRE, PORQUE SOU TEU PAI ! Que Minha Bênção fique contigo e que Meu eterno amor e paz te cubram sempre, porque ... EU SOU O AMOR E A PAZ !
  18. Muita PAZ a todos !
8011 views, 1 fav, 1 embed more

Nenhum comentário:

Postar um comentário