terça-feira, 22 de março de 2011

explosões solares

Um professor estadunidense da Universidade de Colorado Boulder afirmou que a poderosa explosão solar do último dia 15 afetou sistemas de comunicação e outras podem causar ainda mais estragos nos próximos anos. 

Segundo Daniel Baker, conhecido especialista em metereologia do espaço, o evento do último dia 15 de fevereiro enviou bilhões de toneladas de partículas carregadas em direção à Terra. 

Chamadas de "ejeções", as partículas podem provocar uma gama de desastres econômicos e sociais, entre eles a interrupção do sinal de transmissão dos meios de comunicação. O site português iOnline informa que a explosão chegou a interromper transmissões de ondas curtas de rádio na China. 

De acordo com o estudioso, em 1972, uma "ejeção" muito menor que a mais recente conseguiu derrubar toda a rede de comunicações do estado norte-americano de Illinois.

Um filamento de enorme magnetismo e plasma quente decolou do sudoeste do Sol no final do dia 19 de março. O observatório da Nasa registrou a ação.

A erupção não foi dirigida a Terra, mas atraiu muita atenção no nosso planeta, pois muitos astrônomos amadores da Europa testemunharam a explosão e disseram que era o maior já visto. Um evento que dá continuidade à recente tendência de aumento da atividade solar e mostra novamente que o ciclo solar 24 está ganhando força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário